A Fisioterapia Neurológica é uma área especializada da fisioterapia que foca no tratamento de disfunções do sistema nervoso, seja por condições adquiridas ou congênitas. O principal objetivo dessa modalidade é melhorar a qualidade de vida do paciente, promovendo a recuperação parcial ou total das funções motoras comprometidas e prevenindo a progressão de lesões.
Focando na melhoria do tônus muscular, postura e mobilidade, ajudando a criança ou adulto a ganhar maior independência e equilíbrio.
Visa restaurar movimentos perdidos, reequilibrar a coordenação motora e trabalhar a reeducação postural.
Trabalha no controle da rigidez muscular, tremores e na melhora da mobilidade, prevenindo quedas e promovendo maior autonomia.
Ajuda a manter a força muscular e a flexibilidade, retardando o avanço da fraqueza e a perda de mobilidade.
Através de exercícios específicos, o paciente pode recuperar parte dos movimentos perdidos e aliviar a rigidez muscular, facilitando o dia a dia.
Um dos focos do tratamento é o fortalecimento muscular, o que contribui para a estabilidade e a prevenção de quedas.
A fisioterapia ajuda a ajustar a postura, evitando complicações musculoesqueléticas, além de promover estímulos que podem melhorar a cognição.
Embora algumas condições neurológicas não tenham cura, a fisioterapia pode retardar sua progressão, prolongando a funcionalidade e a autonomia.